A programação da Festa de Reis em Carpina no ano de 2014 foi divulgada na manhã do dia 27/12 pela secretária de  Turismo, Cultura e Esportes; Kássia do Moinho.

A festa  começa no dia 04/01 às 22h  com a Banda Pinga Fogo, Forró dos Firmas e Ed Lopes e no dia 05/01 As grandes atrações são os cantores  Zezo dos teclados, Paulinho do Acordeon e Cavaleiros do Forró, que animarão o público no Parque de Eventos.

Cantadores de viola, mamulengos, cirandas e outras atrações culturais se apresentarão no Polo Cultural, a partir das 20hs.

Segundo a secretária Kássia do Moinho, no dia 04/01 será inaugurada a primeira praça reurbanizada de Carpina, que também contará com atrações no teatro construído nela.

1388152797.540780.961060-www.MontagemFotos.com_.br_-800x415

995602_1814478592024153_926112920_n

[divider]

 

Sobre a festa de Reis.

A festa, ou Folia de Reis é um festejo de origem portuguesa ligado às comemorações do culto católico do Natal, trazido para o Brasil ainda nos primórdios da formação da identidade cultural brasileira, e que ainda hoje mantém-se vivo nas manifestações folclóricas de muitas regiões do país. Ela apresenta um caráter profano-religioso, fazendo parte do ciclo natalino, anualmente realizado entre 24 de dezembro a 6 de janeiro, quando se realizam as comemorações do nascimento de Jesus com várias festividades, ou festejos populares: como Congados, Folia de Reis, Império do Divino, Reinado do Rosário e Pastorinhas .

Integrantes

  • três reis magos: participantes que personificam os reis que visitaram o Menino Jesus, quando ele nasceu: Baltasar, Melquior e Gaspar.
  • palhaços: Geralmente dois ou três, que fazem o papel de dançarinos do grupo. Eles tem o costume de se chamar de irmãos e possuem obrigações e proibições específicas (como jamais dançar diante da Bandeira). Eles realizam acrobacias usando um bastão, vestem-se com máscaras, portam um apito com o qual marcam a chegada e a partida da Bandeira. Durante as exibições dos palhaços, os espectadores atiram moedas ao chão, em frente a eles para homenageá-los. Eles, então, alegram-se e brincam entre si, empurrando as.
  • coro: É constituído geralmente por seis pessoas que são, ao mesmo tempo, cantores e instrumentistas o número, todavia, varia de entre as regiões. Cada membro do coro tem sua função.
  • mestre ou embaixador: é o principal personagem da folia, ou ainda chefe da folia, porque ele organiza a logística do grupo, o trajeto, horários e os instrumentos, e é o responsável improvisar os versos cantados nas residências. Cabe aos mestres a responsabilidade de manter viva a tradição e se encarregar da transmissão oral dele, como lembra Luís da Câmara Cascudo.
  • bandeireiro ou alferes da bandeira: Tem a função de carregar a bandeira do grupo respeitosamente. Ela é apresentada ao chefe da residência onde a folia passa para receberem os donativos oferecidos pelas famílias.

 

Quais atrações você gostaria de ver na festa de Reis, em Carpina? deixe seu comentário abaixo.